LANGUAGE: EN | DE | PT | CN

Economia Circular: redução de CO2 em toda a cadeia produtiva

Leider ist der Eintrag nur auf English verfügbar. Der Inhalt wird unten in einer verfügbaren Sprache angezeigt. Klicken Sie auf den Link, um die aktuelle Sprache zu ändern.

Em 2022, a RHI Magnesita deixou de emitir mais de 32 mil toneladas de CO2 nas operações no Brasil.

Para nós, o compromisso com a construção de um futuro sustentável é uma prioridade. Temos a meta global de reduzir 15% do volume de CO2 gerado por tonelada de produto até 2025 e buscar a neutralidade de carbono no longo prazo, isso ampliando o uso de matérias-primas secundárias nos próximos anos. Acreditamos que, além de tornar a nossa operação mais limpa e perene, nossas iniciativas contribuem consideravelmente para a redução da pegada de carbono dos nossos clientes.

Uma das iniciativas é o modelo de negócio de economia circular, que coleta os resíduos refratários produzidos por nossos clientes e os reintegra ao nosso processo produtivo. Os volumes captados passam por etapas de seleção e tratamento para serem reutilizados como matéria-prima em novos produtos. Todo o processo é de alta tecnologia e controle para garantirmos a mesma qualidade e desempenho dos materiais não reciclados. Este ponto é de suma importância:  de nada adianta reciclar por reciclar. A queda de performance é desastrosa, levando ao maior consumo de material e interrupções nos processos de nossos clientes,  com consequente aumento de dispêndio de energia e de emissão de CO2.

Desde 2019, já investimos mais de 14,6 milhões de euros globalmente no desenvolvimento e implementação de um processo de reciclagem de alto desempenho na nossa cadeia produtiva, focados no desenvolvimento de produtos de alta performance e no aumento da reciclabilidade dos desmontes refratários, reduzindo assim os resíduos no meio ambiente.

No último ano, captamos mais de 40 mil toneladas de resíduos refratários no Brasil. O volume equivale a mais de 32 mil toneladas de gás carbônico (CO2) que deixaram de ser lançados no meio ambiente. Com isso, alcançamos um percentual de 10,2% de Recycling Rate nas operações da América do Sul. Esse excelente resultado só foi possível pela confiança e parceria dos nossos clientes. Os benefícios são para toda a cadeia local. Hoje, pensamos globalmente agindo localmente, a produção de refratários local é de suma importância também garantindo a possibilidade de reciclar. A RHI Magnesita dispõe de estruturas locais de produção de refratários e de tratamento dos reciclados em todos continentes, capazes de exercer este papel responsável junto aos clientes, com benefícios a sociedade.

E os benefícios para a cadeia são enormes. Com o maior controle de nossas emissões, desde 2022 passamos a divulgar a pegada de carbono dos nossos produtos nas fichas técnicas de venda. A Pegada de Carbono do Produto (Carbon Footprint of Product – CFP) é calculada segundo os princípios da ISO 14067. Com isso, nossos clientes conseguem calcular e controlar com mais precisão suas próprias emissões. Um grande passo para construímos juntos uma vida moderna mais sustentável.

Quer saber mais sobre a pegada de carbono dos nossos produtos? Veja: CO2 Footprint Datasheets | RHI Magnesita