LANGUAGE: EN | DE | PT | CN

Pioneirismo na América do Sul: aplicação robotizada de refratários em alto-forno

Estamos constantemente empenhados em oferecer as mais avançadas soluções tecnológicas e produtos inovadores no campo de refratários. Somos os primeiros a trazer para o mercado brasileiro a projeção refratária robotizada para alto-forno, totalmente automatizada. O robô, equipado com câmeras, é controlado remotamente e monitorado em tempo real por um operador de dentro de uma cabine, garantindo a segurança da equipe durante a aplicação e evitando riscos na área do alto-forno.

A tecnologia foi desenvolvida pela SEVEN Refractories, que agora faz parte do grupo RHI Magnesita, e já está em uso na Europa e Colômbia. Com essa inovação, buscamos proporcionar ao mercado uma aplicação mais segura, rápida e precisa, além de assegurar a qualidade do produto e seu monitoramento.

A qualidade da aplicação com essa nova tecnologia também supera a realizada por robôs convencionais operados manualmente. Da cabine de controle, o técnico recebe imagens de alta resolução captadas pelo robô de todos os ângulos do equipamento, com as quais pode analisar os pontos que exigem maior projeção para garantir uma cobertura uniforme do revestimento.

A tecnologia avançada do produto refratário resulta em baixo nível de poeira e rebote, proporcionando melhor visibilidade. Assim, oferecemos soluções abrangentes focadas no desempenho dos clientes, com mais segurança e eficiência operacional e todo o processo.

Mapeamento a laser 3D

Outra vantagem da instalação robotizada de concreto projetado (shotcrete) é o escaneamento a laser 3D. Esse método inovador monitora o revestimento refratário do alto-forno antes e depois da aplicação, analisando o residual na parede. Substituindo métodos manuais e pontuais, esse escaneamento fornece dados ágeis e precisos para orientar eficazmente a tomada de decisões, permitindo a previsão antecipada do desgaste com base em informações previamente registradas.

A instalação robotizada de shotcrete proporciona agilidade ao cliente, reduzindo o tempo de aplicação para 3 a 4 dias, em comparação com os 10 dias da técnica manual. A rapidez é possível devido à aplicação de cerca de 12 toneladas por hora de refratário. A segurança é um fator crucial dessa técnica de revestimento, pois o alto-forno não precisa ser resfriado, e a presença de gases tóxicos não representa um problema, pois o operador não fica em contato direto com o alto-forno, operando de forma segura dentro de uma cabine.

Toda a instalação do robô, monitoramento a laser 3D do remanescente, aplicação e avaliação do desempenho do produto refratário são conduzidos por nossa equipe de assistência técnica especializada e altamente capacitada, assegurando a preservação do alto-forno.